Task: Gerenciar e Auditar a Configuração
Purpose
  • Assegurar que o plano seja atual e relevante.
  • Determinar que uma baseline contém todos os artefatos necessários
  • Determinar que uma baseline atende aos requisitos.
Relationships
Main Description
O Plano CM do Projeto deve ser revisitado no início de cada fase (construção e transição) para garantir que a estratégia geral de CM ainda seja relevante ao modo como o projeto está sendo desenvolvido.
Steps
Executar Auditoria de Configuração Física

Uma Auditoria de Configuração Física (PCA) identifica os componentes de um produto que serão implantados do Repositório do Projeto.  Os passos são:

• Identificar a baseline a ser implantada (geralmente é apenas um nome e/ou número, mas também pode ser uma lista completa de todos os componentes e suas respectivas versões).
  • Confirmar que todos os artefatos necessários, conforme especificado pelo Caso de Desenvolvimento, estão presentes na baseline.  Liste os artefatos ausentes em Descobertas da Auditoria de Configuração.

Outros Níveis da Auditoria de Configuração Física

Algumas organizações usam uma Auditoria de Configuração Física para confirmar a consistência do design e/ou documentação do usuário com o código.  O Rational Unified Process recomenda que a verificação dessa consistência seja executada como parte da atividade de revisão no decorrer do processo de desenvolvimento.  No último estágio, as auditorias devem se limitar a verificar os produtos liberados necessários que estão presentes, sem se preocupar em revisar o conteúdo.

Executar Auditoria de Configuração Funcional

Uma Auditoria de Configuração Funcional (FCA) confirma que uma baseline atende aos requisitos estabelecidos para ela.  Os passos para a execução dessa auditoria são:

• Preparar um relatório que liste cada requisito estabelecido para a baseline, seu procedimento de teste correspondente e o resultado de teste (aprovado/reprovado) da baseline.
  • Confirmar que cada requisito passou por um ou mais testes e que o resultado de todos esses testes foi 'aprovado'.  Em Descobertas da Auditoria de Configuração, liste quaisquer requisitos que não tenham passado por procedimentos de teste e os requisitos que estão com teste incompleto ou que foram reprovados.
  • Gerar uma lista das CRs estabelecidas para essa baseline.  Confirme que cada CR foi fechada.  Em Descobertas da Auditoria de Configuração, liste quaisquer CRs que não estão fechadas.
Reportar Descobertas

Se houver alguma discrepância, ela será capturada em Descobertas da Auditoria de Configuração conforme descrito anteriormente.  Além disso, os seguintes passos deverão ser executados:

• Identificar ações corretivas.  Talvez, isso requeira a entrevista de vários membros da equipe do projeto para que a origem da discrepância e as ações apropriadas sejam identificadas.

Para artefatos ausentes, a ação apropriada é geralmente controlar a configuração do artefato ou criar uma CR ou tarefa que produzirá o artefato ausente.

No caso de requisitos não testados ou reprovados no teste, o requisito pode ser estabelecido para uma baseline posterior ou negociado para ser removido do conjunto de requisitos.

Para CRs em aberto, a CR pode ser simplesmente fechada, testada ou adiada para uma baseline posterior.

• Para cada ação corretiva, atribua uma responsabilidade e determine uma data de conclusão.